Economizar com o serviço em nuvem: veja como fazer 

Computador ligado sobre uma mesa Descrição gerada automaticamente

>  Com o uso desses serviços, é possível reduzir custos com hardware, software, armazenamento, infraestrutura e muito mais


> Para economizar com o serviço em nuvem, é preciso entender em detalhes o consumo da empresa

> Entender o histórico de faturas ajuda a fazer os ajustes necessários para economizar com o serviço em nuvem

 

Muitas empresas desejam economizar com o serviço em nuvem, mas nem sempre sabem como proceder. Adotada para otimizar processos, a tecnologia em nuvem garante maior segurança e facilita o acesso aos dados via diferentes dispositivos.

Boas práticas e ferramentas podem ajudar a otimizar o serviço em cloud. O primeiro passo a ser dado pelas empresas que desejam reduzir os gastos com a nuvem deve ser contratar um parceiro especializado.

Principais vantagens do serviço em nuvem 

Uma imagem contendo esporte aquático, natação, homem Descrição gerada automaticamente

Uma das principais vantagens dos serviços em nuvem é a possibilidade de reduzir os custos com hardware. Em vez de comprar e manter servidores físicos, por exemplo, é possível usar serviços em nuvem como o Amazon Web Services, o Google Cloud Platform ou o Microsoft Azure.

Isso permite que a empresa pague apenas pelo uso que fizer, sem precisar investir em equipamentos caros e complexos.

Outra forma de reduzir gastos com serviços em nuvem é através do uso de software como serviço (SaaS, do inglês Software as a Service).

Com ele, ao invés de comprar licenças de software para cada funcionário ou computador, a empresa pode optar por serviços em nuvem que oferecem acesso a softwares comuns, como o Microsoft Office, o Adobe Creative Cloud ou o Salesforce.

Essa ação pode gerar uma grande economia, especialmente se a organização tiver muitos funcionários ou se precisar de vários tipos de software.

Além disso, os serviços em nuvem oferecem armazenamento de dados flexível e escalável. Em vez de investir em equipamentos de armazenamento físico, a empresa pode usar serviços como o Amazon S3 ou o Google Cloud Storage para armazenar arquivos e dados.

Esses serviços permitem que se pague apenas pelo espaço de armazenamento que for utilizado, o que pode gerar uma grande economia de custos.

Outra forma de economizar dinheiro com serviços em nuvem é através do uso de infraestrutura como serviço (IaaS). Com esse tipo de serviço, é possível alugar recursos de infraestrutura, como servidores, redes e sistemas operacionais, em vez de comprar e manter os próprios equipamentos.

Dicas para gerir melhor o serviço em nuvem

Uma pesquisa da International Data Corporation (IDC) mostrou que aproximadamente 80% das empresas brasileiras preferem a computação em nuvem por causa da economia e inovação que o serviço oferece. Dessas, 10,4% das organizações tiveram aumento nas receitas após aderirem à nuvem. Essas empresas registraram ainda uma redução de cerca de 77% em relação aos custos de TI.

Algumas ações podem ajudar a reduzir custos com o serviço em nuvem, entre elas:

– Entenda o consumo: observe o que está gerando gastos para realizar ajustes necessários;

– Controle os gastos: use as ferramentas do próprio serviço de nuvem, que tem a função de monitorar o uso excessivo de processamento;

– Conte com um plano estratégico: armazene apenas informações relevantes na nuvem. Do contrário, o espaço contratado ficará cheio rapidamente.

Como o serviço em nuvem ajuda empresas a economizar

O menor custo com estrutura física gera diversos benefícios, entre eles:

– Redução de gastos para realizar manutenção de máquinas;

– Economia com os custos em energia;

– Equipe capacitada para atender a chamados em caso de necessidade;

– Menor preocupação com perda de dados, já que o backup é automatizado e seguro;

– Atualizações garantidas e sem surpresas nos custos;

– Previsão de gastos ao contratar  serviço por meio de uma consultoria especializada.

Uma imagem contendo pessoa, homem, mesa, segurando Descrição gerada automaticamente

Consultoria especializada ajuda a economizar com serviços em nuvem

Para economizar com os serviços em nuvem, uma decisão pode fazer grande diferença: contar com uma consultoria especializada. As equipes internas de TI das empresas podem focar nas ações estratégicas internas enquanto um prestador de serviço auxilia, uma vez que conta com mão de obra especializada no tema.

Uma consultoria especializada entende as melhores práticas de configuração e sabe lidar com as ferramentas disponíveis. Ao contratar um parceiro para gerir os serviços em nuvem, as empresas reduzem ainda os custos com seleção, contratação e treinamento de pessoal.

A infraestrutura de nuvem privada oferecida pela consultoria é gerida por uma equipe externa para que o gestor se despreocupe e possa se concentrar em outros pontos importantes do seu negócio.

Diagrama Descrição gerada automaticamente

Com as ferramentas oferecidas pela consultoria, a empresa elimina a necessidade de investimentos em novos hardwares. Na Lunio, por exemplo, é adotado um modelo de custo previsível, que evita surpresas e permite contabilizar e planejar os gastos com exatidão. O cliente conta ainda com atendimento 24 horas.

Ao contratar uma consultoria especializada, as empresas têm menos investimento em infraestrutura própria, reduz os custos com energia e com depreciação de equipamentos. Na Lunio, os pacotes não oscilam com o dólar, e os recursos em nuvem podem ser mudados de acordo com as demandas de cada cliente.

Clique aqui para falar conosco sobre como podemos ajudá-lo a economizar com o serviço em nuvem.

 

 

Compartilhe

Posts relacionados